Olá todo mundo, feliz 2014.
Sou iniciante no mercado de ações. Já faz perto de um ano que venho lendo bastante sobre ações e bolsa de valores, mas só agora me sinto seguro para começar a investir caital na Bolsa. Neste primeiro momento, pequenos aportes mensais, apenas para ir "sentindo a temperatura da água", ver como me adapto, enfim...
Posto isto, montei a minha estratégia na busca de boas empresas. Seguem as minhas regras para separar o joio do trigo:
--------------------------------------------
1. Patrimônio crescente ao longo do tempo
É importante que a empresa esteja crescendo, ou seja, acumulando patrimônio. Tão importante quanto, é que esse crescimento seja sólido e constante. É preferível um crescimento menor, porém constante e sustentável a crescimentos do tipo “saltos irregulares”.
É importante que, no longo prazo, o crescimento seja positivo.
2. Lucros crescentes e constantes
Segue a mesma linha de raciocíonio do patrimônio. O lucro deve estar constantemente subindo. Obviamente que alguns anos o lucro pode cair, mas é importante que no plano geral estes sejam constantes.
Também é importante que este lucro seja significativo, isto é, que seja retida uma parte significativa do capital que a empresa gira. Em outras palavras, pouco adianta uma empresa ter renda de R$ 1 Bi e lucro líquido de R$ 1 Mi (0,1% do total).
3. Dívidas decrescentes ou controladas
Outro indicador de lucratividade e eficiência da empresa. Dívidas decrescentes e/ou controladas mostram a boa governança da empresa. Poucas dívidas significa mais dinheiro para investimentos, dividendos e afins.
4. Caixa líquido positivo
Ter um caixa líquido positivo é um indicador de boa governança (tem mais dinheiro em caixa do que dívidas à pagar).
Mais importante, porém, é ter um caixa maior do que as dívidas de curto prazo.
5. Boa Margem
Mais um inidicador de lucratividade da empresa. Quanto maior, melhor. O valor varia de setor a setor, por isso deve ser analisado dentro de um contexto.
6. ROE