Comentário seu: "Conheço muitos jovens cujo sonho é estudar para um concurso publico e morar com os pais. Tudo com a bandeira da qualidade de vida. Depois fica quebrando a cabeça pra conseguir um centavo a mais do estado quando vê que a idade chega."
Desenvolvendo o seu raciocínio, acho que seria mais ou menos o seguinte: o cara tem que buscar se inserir no mercado de trabalho, produzir, "meter as caras" no trabalho, mão na massa etc. Mais ou menos por aí, não?!
Não vou dizer que discordo totalmente, até porque, para a economia e desenvolvimento do país é muito bom que as pessoas pensem assim.
Agora, analisando o indivíduo isoladamente e suas prioridades, um homem médio, acho muito difícil o cara estar satisfeito( em termos de tudo, porque a vida não é só trabalho) hoje trabalhando como se exige na iniciativa privada em quase( ou, se duvidar, todas) qq profissão.
Ou o cara tem que gostar só de trabalhar praticamente ou fica difícil, porque realmente sobra pouco tempo para qq coisa. Vou dar só dois exemplos para não alongar muito:
- meu primo engenheiro civil de empresa grande>
segundo ele msm, chega às 8, sai às 18( 10 horas, portanto) e ainda trabalha sábado até às 16h. Sem contar que foi morar em Sampa( é carioca), pq a empresa "pediu". Domingo, segundo ele tb, não tem vontade de fazer nada e fica em casa só lendo. Durante a semana, nem preciso falar nada, pq chegando tarde em casa tlz até eu msm perdesse o saco para ir para uma academia, estudar com os filhos, etc
- médica que fez alguns exames durante a gravidez da minha esposa: disse que desde que se formou, td fds tem pelo menos um dia trabalhando.
Pior que eu acho medicina uma profissão bonita pra caramba( sendo bem sincero), mas fica difícil se a profissão toma td seu tempo. Eu, pelo menos, gosto de fazer várias outras coisas, além de trabalhar, mas é de cd um.
Então, para mim é o seguinte: hoje, o cara tem que conhecer muito bem a si próprio e descobrir qual o melhor uso que ele faz da sua inteligência/formação/dom, pois, basicamente, vc vai se inserir no mercado de trabalho( privado ou público) para fazer predominantemente a roda da economia girar( pq para a economia estar saudável, o ser humano não pode estar) ou para trazer para sua casa a exata medida do que precisa para viver bem e chegar perto da liberdade( persigo este ideal), que necessita tanto de $, como de tempo para aproveitar da maneira que achar melhor.
Eu prefiro a segunda opção, pq para mim nada é mais importante do que a minha liberdade. E sobre o que vc falou especificamente, só condeno o cara que faz exatamente aquilo, pq ter como ideal viver com os pais é f... Se for para economizar( ou seja, dar mais gastos para os pais) é ridículo, pq assim é mole. Fica até feio, pq joga a meritocracia para o espaço; cd um tem que ser capaz de se sustentar e aos seus.
Mas, enfim, concordo com vc( acho que vc pensa assim; inferência minha) que se td mundo fizer o que falei, o mundo para e, daí a importância de quem segue o que vc diz. Só que eu prefiro ser importante para mim msm( pq tem muita, mas muita coisa que gosto de fazer além de trabalhar; não tem como eu não ter tempo para malhar, correr, etc) e para a minha família( não tem como eu chegar em casa e os pequenos já terem ido dormir ou quase isso, não poder sair com a esposa muitas vezes etc). Então, td que tenho que fazer( e recomendo para quem pensa igual) é identificar quais cargos públicos pagam bem e exigem uma carga horária que me permita viver viver tds os dias e não só nas férias ou só nos fds e estudar e passar. Foi isso que fiz.
Só que o problema é que hoje, as pessoas estão com os conceitos burgueses tão entranhados( " o trabalho enobrece a alma";" quem faz o que gosta vive de férias") que elas nem pensam e partem do princípio que o normal é não ter tempo para nada mesmo e fica um bando de falaciosos dizendo que são felizes nos seus empregos e tal. Só estranho que td mundo que eu conheço, qdo entra de férias fica feliz, qdo não vai trabalhar no feriado tb fica,etc. Aí eu meu pergunto: se o cara vie de férias pq trabalha com o que gosta, como pode ficar feliz qdo não vai trabalhar ou triste na segunda ?
Se trabalha 10 horas por dia, me desculpe, sobra tempo pára nada praticamente!