Ao buscar o significado da palavra ESTRATÉGIA para iniciar esse post, realmente me supreendi.
estratégia
es.tra.té.gia
sf (gr strategia) 1 Arte de conceber operações de guerra em planos de conjunto. 2 Ardil, manha, estratagema. 3 Arte de dirigir coisas complexas. Var: estratégica. (Dicionário Michaelis)
A surpresa aconteceu pelo fato de não existir palavra mais perfeita para expressar o que precisamos ter no mercado de ações.
Ao meu modo de ver e pelas experiências que já vivi, nada agradáveis por sinal, o mercado é um lugar hostil onde de um lado estamos nós pequenos investidores e do outro a grande indústria financeira.
Falo isso com propriedade pelas experiências que já passei como: descaso por parte de corretoras (que só pensam em lucro), analista "Professor Pardal" (aquele que inventa as maiores loucuras possíveis), ou poder da mídia e da notícia para os menos experientes e principalmente o psicológico de nós seres humanos com a vontade de um ganho rápido e cada vez maior.
Ao me adentrar no mundo da Bastter.com minha filosofia de enxergar as coisas mudou e com ela a minha ESTRATÉGIA de mercado. Acredito que essas experiências desagradáveis que tive não foram privilégio meu e muitos ao lerem esse post se identificarão com algumas delas.
Trend Following é foco e ESTRATÉGIA... pensem nisso....
Encerro com essa frase que acredito ser o resumo de tudo que já vivi...
“Ou você tem uma estratégia ou é parte da estratégia de alguém.” Alvin Tofler (Escritor)