Não deu 15 minutos da minha reclamação no site reclameaqui que o representante da empresa lá de Foz me telefonou no celular.
Me falou que a empresa deles é pequena, que não é uma CVC da vida e que nem ia entrar nos detalhes do pq da cobrança da taxa de desistência. (mas eu sei, deve ser a parte que fica com o hotel pq ela tem mesa em todos os hoteis da cidade).
Disse que ia pagar meus 108 conto :-) imediatamente e só me pediu para depois constar lá no site do reclameaqui uma resposta positiva.
Vi que os caras não agiram de má-fé mas sim por desinformação.
Daí expliquei a ele os riscos de fazer tal cobrança, para orientar os funcionários a aceitarem eventuais pedidos de desistência sem cobrança de taxa. Para os funcionários agirem com mais flexibilidade e sem deboche ou ironia conforme agiu a Camila em toda a negociação. Inclusive via email.
Falei com ele que compras via internet, na rua ou no hotel, são consideradas fora do estabelecimento comercial e em caso de arrependimento no prazo o dinheiro tem que ser devolvido de forma integral e imediata.
Mostrei ainda que ele corria o risco de ter que vir responder processos no Rio, BH, Manaus, SP, etc... por causa dessa taxa de poucos reais e mais, cumulado com danos morais que podem girar acima de 1k reais.
Que economicamente não valia o risco dessa cobrança e que a taxa que ele paga para os hotéis é um risco do próprio negócio dele e não pode ser transferida para o consumidor.
O sujeito desligou o telefone feliz, depois de mais de 10 minutos de conversa.
E o cascalho já caiu na conta.
:))