Minha estratégia para operar mini índice que deu certo em 2013 e espero que dê certo em 2014 também ^^:
* Olhar o pisca-pisca 1x por semana apenas (Não significa olhar todas as semanas);
* Não dá para casar o dia em que se tem volatilidade, notícias, etc, com o bem estar do organismo. Então o dia da semana escolhido para olhar o pisca-pisca é aquele em que a noite de sono foi boa, se está mais tranquilo, descansado, com o emocional bem, o trabalho em dia, o chefe feliz, tem chocolate na dispensa, ou qualquer outro fator que me faça feliz naquele dia, etc. (Por isso há semanas impossíveis de se parar para olhar alguma coisa, tem mês que se está triste o mês todo rsrsrs);
* Operar tendências bem definidas em marcadores gráficos e com volume bom a favor da tendência. Só entrar se for possível visualizar um Stop. Se no dia feliz o mercado oferecer algo, tudo bem, se não, só olhar o pisca-pisca novamente na semana seguinte ou no próximo dia da feliz, respeitando o limite mínimo de 1 semana entre os dias felizes);
* Ao entrar colocar o Stop do prejuízo imediatamente. Stop variando entre 100 e 200 pontos;
*Colocar ordem de venda imediatamente em em 200 a 300 pontos com 10 contratos. (Nunca mais que isto, combater a ganância sempre); e nunca mais que 10 contratos;
* Manter o HB aberto apenas por questão de algo dar errado (problemas tecnológicos), mas está feito o dia.
Terminado a operação:
* No lucro, completa-se o potinho do mini, se necessário, e o que sobrar soma-se ao dinheiro novo e vai para o TSDB. (O potinho do mini é um potinho com dinheiro do mini, que atualmente está fixo em R$3000, valor escolhido que me deixou confortável por aguentar até 5 Stops de 300 pontos. Estou pensando em aumentar um pouco, mas tem sido suficiente para os Stops até agora). O potinho do mini não se confunde com a chamada de margem.
* Nunca aconteceu mas penso em definir mais uma regra: se Stopado 5x seguidas entrar em quarentena de 6 meses.
* No prejuízo, desconta-se do potinho do mini e espera pelo próximo dia feliz.
* Toda operação começa e termina no mesmo dia.
Bem, e pq contei isto? Pq esta semana foi bem corrida para mim e ontem o dia foi bem bacana mas não foi um dia feliz. Hoje foi um dia feliz mas o dia foi uma meleca. Ou seja, na primeira semana de 2014 o potinho do mini nem aumentou nem diminuiu =) rsrsrs, sem dor de corno.