Iniciei a pouco tempo a ler sobre o Buy & Hold no site bastter.com, selecionei ações utilizando tal método e passei a investir nas ações escolhidas.
Entretanto, li um livro onde o autor fala sobre diferentes tipos de investimentos e sobre a importância na diversificação quando da montagem de uma carteira de investimentos.
Quando o Autor fala sobre investimento em Bolsa de Valores ele defende a aplicação em ETF`s ao invés do investimento em ações individuais.
Para justificar tal posicionamento o mesmo apresentou uma lista de motivos. Sobre a maioria de tais motivos já tenho uma opinião formada.
Entretanto, um dos motivos me despertou maior interesse. O Autor afirma que a maioria dos fundos profissionais de investimentos em ações obtém retorno abaixo do iBovespa. Isto acontece mesmo tais fundos dispondo de gestores profissionais que se dedicam exclusivamente a analisar, estudar e decidir como fazer tais investimentos. Imagine um investidor “amador”, que é o meu caso.
Assim sendo, decidi fazer uma simulação de investimentos em ETF`s utilizando as mesmas datas em que comprei ações e utilizando os mesmos valores investidos em ações. Em seguida comparei os resultados atuais dos meus investimentos efetivos em ações com os resultados que eu teria obtido se tivesse investido em ETF`s.
Os resultados que eu teria obtido em ETF`s teriam sido amplamente melhores que aqueles que eu estou obtendo com os investimentos em ações individuais.
Mesmo diante de tal constatação ainda remanescem dúvidas. Isto porque os meus investimentos utilizando o método B&H são bastante recentes.
Assim sendo, sobre esta questão em investimento em ETF´s ou em ações individuais solicito a opinião daqueles que estão utilizando o B&H a mais tempo.