5 DARF com limite de R$ 10 comentada em 08/02/2014 02:54 Imposto de Renda enyomenezes em 07/02/14 2:11 comentada em 08/02/2014 02:54 Prezados, sei da existência da regra que o DARF só recolhe valores acima de R$ 10 e que devo acumular outros DARFS até que o valor minimo seja atingido. Mas estou com a seguinte duvida.Tenho um ganho em operacoes normais de R$ 15, o que daria um pagamento de IR de R$ 2,25 (15%). Logicamente devo acumular valores até R$ 10. Porém pago uma custódia de R$ 10 por mês e sabe-se que posso abater esse custo dos ganhos auferidos. Já se passaram 2 meses e nao operei, porém as duas custódias geraram um custo de operacao de R$ 20. A pergunta é: devo abater esses R$ 20 do lucro de R$ 15 que foi auferido antes, ou ele já está "comprometido", já que gerou um lucro ainda nao tributado devido a regra dos R$ 10 do DARF? Penso que se eu deduzir o meu prejuizo (R$ 20) desse lucro anterior (R$ 15), seria o mesmo que fazer uma compensação retroativa, o que de fato nao pode. Nao sei se expliquei direito, mas gostaria muito de uma luz. Sao valores pequenos, eu sei, mas gosto de estar sempre 100% dentro das regras para nao ser cobrado no futuro.