Boa tarde pessoal, tudo bem? Sou novo aqui no Forum, vi alguns videos da Bastter no youtube, e através deles me interessei pelo Forum, pois achei os conteúdos muito bem elaborados.
Estou com a seguinte dúvida em relação ao TD:
Considerando que o IR é de 15% para aplicações com prazo acima de 720 dias, se eu comprar hoje 1 título da LTN 010117, e me programar para comprar 0.1 titulo todos os meses até o vencimento, irei acumular titulos, porém gostaria de saber o seguinte:
Os titulos que eu comprar até 01/01/2015 terão a aliquota de 15%, porém os seguintes passarão a contar menos de 720 dias, aumentando consequentemente o IR pago, estou certo?
A outra dúvida é:
A preocupação com a inflação só se dá para quem retirar o titulo antes da data de vencimento correto? Afinal, se eu adquirir a LTN 010117 e planejar retira-la somente no vencimento, terei necessariamente o rendimento bruto anual de 12,79%, conforme taxas de hoje, independentemente da volatilidade do titulo no período, isso?
Peço que me corrijam se eu estiver errado, pois ainda estou aprendendo. O meu foco com LTN de CP se dá pois sei que existem boas chances de utilizar esse dinheiro, mas somente daqui 3 anos, e o rendimento do TD é mais interessante que a poupança.
Obrigado desde já! Abraços!