É o seguinte tem um familiar que tá c/ algumas execuções bancárias na empresa.
Um advogado(que se identifica como consultor) de um escritório na grande-SP entrou em contato c/ meu familiar fazendo uma proposta de uso de debêntures da vale como garantia de execução nesses processos.
Mandou até um email com o logo do escritorio/ nome/ telefone e com uns documentos anexos de o que seriam esses debêntures e como funcionam.
Eu dei uma buscada no google e vi que parece golpe/fraude não sei mas fiquei curioso e achei algumas informações:
Entenda as DEBÊNTURES DA VALE: (4)
Objetivo da Emissão das Debêntures:
1 – A emissão das debêntures teve por finalidade garantir aos acionistas pré-privatização, inclusive à União Federal, a participação em benefícios futuros, auferidos pela Vale, a partir de recursos minerais não valorados para fins de fixação do preço mínimo da Vale, objeto do leilão de privatização.
2 – As debêntures foram atribuídas aos acionistas da companhia em pagamento do valor de resgate das ações preferenciais classe B emitidas, em bonificação, na proporção de 01 (uma) ação detida pelos detentores de ações ordinárias e preferenciais classe “A” àquela época.
3 – As debêntures foram atribuídas na proporção de 01 (uma) debênture para cada ação preferencial classe B resgatada,
4 – O valor nominal dada a cada debênture, na data de emissão, foi de R$0,01 (um centavo de real) por absoluta falta de qualquer parâmetro para sua valoração real, não significando, em hipótese alguma, que este seja real ou do mercado.
"É bastante comum ver títulos deste tipo sendo oferecidos por um valor entre 10 e 100 vezes o real valor de mercado.
E de outro site:
Neste golpes são muito utilizadas as famosas “Debêntures da Vale do Rio Doce” (CVRD). Emitidas em 1997 e distribuídas aos acionistas em razão de uma por cada ação possuída na época, estas debêntures não são conversíveis em ações e, diferentemente do que alegam a maioria dos golpistas, seu valor não é equivalente nem atrelado ao das ações da mesma empresa. Pelo contrario, estes títulos, desde 2002, são negociados de forma independente no mercado secundário através do SND (Sistema Nacional de Debêntures) e sob administração e operacionalização da ANDIMA e da CETIP. A cotação destas (e de outras) debêntures pode ser verificada através do site
ANBIMA - Debêntures .
Outros títulos usados com certa freqüencia são as ações de "Furnas" de vários tipos.
Existe ainda uma categoria de variantes bastante perigosas deste golpe, onde os títulos em questão são usados, de forma fraudulenta, para pagamento de dívidas na justiça. Isso através de laudos falsos e outros esquemas para conseguir uma sentença favorável.
Neste casos os golpistas (muitas vezes ligados a advogados de poucos escrúpulos) contatam pessoas com dívidas oriundas de financiamentos se propondo para quitar a dívida em troca de um determinado valor. Em outros casos "contratam" laranjas de pouca posse para que estes façam financiamentos de vários tipos que depois não serão pagos e finalmente serão resolvidos na justiça através da dação em pagamento, fraudulenta, de títulos super valorizados."