Estou lendo esse livro: "O Nome do Vento" de Patrick Rothfuss. Um ótimo livro de fantasia medieval, mas diferente do que estamos acostumados.
Ao invés de elfos, anões, fadas e todo o panteão tolkieniano, um universo mais próximo do real. Esqueça as longas descrições sobre cidades, sistema monetário, hierarquia... o autor se vale do recurso de contar e não explicar. E esse é o grande diferencial da escrita de Rothfuss. Só o que é essencial vem à tona e muita coisa do universo criado pelo autor fica subentendida.
O que, a princípio, pode parecer um esilo difuso e confuso, acaba abrindo espaço para uma narrativa mais linear. O personagem principal - Kvothe - poder se dedicar a contar a sua história sem se preocupar em nos encher de minúcias desnecessárias.
Como disse, o livro conta a história de Kvothe e de como ele se tornou uma lenda viva: Kvothe o matador do Rei; Kvothe o Arcano; Kvothe o Sem-sangue.
Enfim, não quero dar spoilers, mas é um livro que recomendo muito. Comecei a lê-lo meio desconfiado, mas ali pela página 80 já não conseguia mais largá-lo. E já estou à cata do segundo volume da triologia.
Amplexos!