Já que o @atético pediu meus comentários:
Não gosto muito de dar pitaco pq só tem especulação até agora...
Mas vamos lá, vou escreve bem em linhas gerais (se alguém quiser ser mais técnico a gente discute depois):
Tem gente aqui confundindo ELT (ou em Português TLE, Transmissor localizador de Emergência) com o beacon da caixa preta, são duas coisas diferentes:
O TLE funciona quando acionado pelo piloto ou então em caso de desacelaração longitunal brusca (porrada).
Antigamente tinha-se a frequencia 121,5 Mhz evoluiu para a 243Mhz e hj já se está utlizando a 406Mhz, e cada vez que "evoluiu" a frequencia melhorou-se na precisão da busca. Porém utiliza-se satélite de orbita baixa para monitorar, então cada varredura demora uma "volta inteira" pela terra (não é geo-estacionário como os satelites de TV) E, apesar dessa evolução, transmitir "debaixo dagua" sinal omnidirecional para o satelite pegar a posição é "ficção". Se submarino conseguir fazer isso (que eu sinceramente nem sei se faz, teria que ser com antena direcional e potência absurda). Para se ter uma idéia, tem TLE que usa 6 pilhas grandes Duracell (que são trocadas a cada 6 meses).
As caixas pretas tem um beacon de localização quando submersa, mas para receber este beacon somente barcos e olha lá se receber, pq o sinal é curtíssimo, do AF447 demoraram para achar.
Dito tudo isso a IMPRESSÃO que eu tenho: não foi "porrada" brusca com a água devido ausencia de destroços (afundou em poucos pedaços, na amerrisagem é provável o desprendimento das turbinas), e mesmo com o TLE acionado (pelo piloto ou desaceleração) pode ter dado "azar" de ter ocorrido entre duas varreduras do satélite, mas muito estranha a ausência de um MAYDAY no caso de amerrisagem "mais controlada".