Recomendo começar por um mochilão pela américa do sul, papo de 3k ou menos, aí depende mais é de vc
No seu primeiro mochilão os gastos iniciais são maiores (uma boa mochila, por exemplo, custa uns 1k e, acredite, é INDISPENSÁVEL ter uma boa mochila, a melhor que vc puder comprar), mas depois, com mais experiência e já com os itens basicos, é só botar a mochila nas costas e sair sem destino, nao tem nada melhor
Dia 12 agora eu embarco nessa, 1 mês (Peru, bolivia e chile)
Eu acho que essa é a porta de entrada para vc saber se quer mesmo conhecer o mundo, e de mochila, pq (pelo menos pra mim) essa é a melhor maneira de conhecer muita coisa antes dos 35, e com 1/10 da verba
Na nossa idade (tenho 24, creio que vc tá perto disso também), o que conta mais é a disponibilidade de tempo, falta de compromissos e a disposição pra se meter em lugares que depois com filhos e mulher ninguem está disposto! Tudo na base do perrengue, mas depois, haja história pra contar...
Eu já vou para o meu segundo mochilão, no primeiro (Europa) tive a oportunidade de visitar 35 cidades em 19 países. 1 ano depois também comprei meu primeiro carro, com muito sacrifício, mas me pergunta se eu trocaria um pelo outro? rsrs
Ainda pretendo, até os 35, pelo menos mais 2 mochilões (Ásia e América Central). Países como os EUA (nada contra, um dia ainda quero conhecer, claro) por enquanto não me enchem os olhos... prefiro ir pra lá quando eu realmente puder e tiver condições de curtir tudo que um país como esse proporciona.
Mas e depois? Aí é só passar a limpo aquilo que vc gostou mais, pelo menos é isso que eu pretendo depois dos 35 hehehe