BNDES vai lançar fundo de debênture 21/03/2014
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prevê lançar no segundo semestre deste ano um fundo com debêntures de infraestrutura que a instituição tem em carteira.
A informação é do diretor Julio Ramundo.
A forma como esse fundo será lançado não foi especificada pelo diretor. A iniciativa é fruto das medidas que vêm sendo tomadas pelo BNDES com o objetivo de fomentar o mercado de capitais e trazer nova fonte de recursos para financiamento de longo prazo, que hoje fica muito centrado no banco.
A ideia é, com isso, estimular o mercado secundário de debêntures. "Tão logo a gente tenha em carteira um determinado montante, vamos levar imediatamente a mercado", disse Ramundo.
"É provável que no segundo semestre deste ano a gente já tenha condições de levar parte desses ativos a mercado", afirmou.
Segundo o BNDES, entretanto, ainda não é possível afirmar se será feita uma oferta pública.
O banco incentiva que os tomadores de crédito também façam emissões de debêntures.
Ramundo destacou que o BNDES acredita que os títulos corporativos, em geral, vão crescer nos próximos anos.
"O BNDES, devido a questões de orçamento e de necessidade de promoção de investimentos, vai cada vez mais ser parceiro e participar dessa procura por financiamento que contemple debêntures", afirmou Ramundo.
O diretor disse ainda que o banco deve anunciar, na próxima semana, uma nova "grande" operação na área de biotecnologia ligada a agricultura.
"Poucos analistas notaram mudanças nas nossas políticas de investimentos", afirmou o executivo.
Segundo ele, o banco fez investimentos "bastante significativos" em empresas de base tecnológica, como Granbio e SIX Semicondutores, e também na área de infraestrutura, como na Triunfo Participações e na Odebrecht TransPort.
"Foram investimentos arrojados e inovadores", afirmou.
Fonte: Valor Econômico - Marta Nogueira
Notícias