Bom dia a todos!
Antes de mais nada, gostaria de parabenizar a todos que fazem a Bastter.com o espaço riquíssimo que é.
Seguindo o "passo a passo do iniciante" assisti aos vídeos: "A Filosofia Bastter de Acumular Patrimônio" e "Eu Quero Ser Rico". Aí já me surgiu a primeira dúvida, que gostaria de compartilhar.
Compreendi que a pedra fundamental da riqueza é a Poupança. Compreendi, ainda, que o maior inimigo da Poupança é o endividamento, pois reduz a capacidade de poupar e desvia recursos preciosos para alimentar os intermediários do sistema.
Tenho 33 anos, sou casado e aguardo a chegada dos meus dois primeiros filhos. Serei pai de gêmeos. Sou funcionário público estatutário, já estável. Minha renda mensal é X e tenho um endividamento de 19X. Esse endividamento é referente ao saldo devedor do financiamento da minha casa (17X - 9,5%a.a) e ao saldo devedor do financiamento do meu carro (2X - 14%a.a). Tenho uma reserva em poupança de 2,5X. A prestação do carro é Y e da casa 2,5Y. Como as duas prestações somadas ocupam aproximadamente 27% do meu salário, minha capacidade de poupar está bastante reduzida.
Minha dúvida é: devo utilizar a reserva em poupança para abater parte das minhas dívidas (o saldo devedor do carro, que é minha dívida mais cara), aumentando minha capacidade de poupar, e só então traçar um plano de investimento? Ou deixo como tah, vou poupando o que der (talvez uns 5%) e invisto com base nisso?
Desde já agradeço!