Novos motores VW.
Eu não compraria um 0 Km com o antigo.
Ele apresenta também sistema de pré-aquecimento do combustível para partida a frio com etanol. Bastante compacto, o 1.6 MSI entrega 110/120 cv a 5.750 rpm e 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Cerca de 85% do torque está disponível a partir de 2.000 rpm. Foram feitos testes que somam 2,2 milhões de km rodados e 1,8 milhão de km no dinamômetro.
Motor EA111 1,6-litro EA211 1,6-litro
Cilindrada: 1.598 cm³
Diâmetro e curso: 76,5 x 86,9 mm
N° de cilindros/disposição: Quatro/em linha
Taxa de compressão: 12,1:1 11,5:1
Material do bloco/cabeçote: Ferro fundido/alumínio Ambos alumínio
Localização: Cabeçote, 1 Cabeçote, 2
e n° de comandos de válvulas
Acionamento de comando: Correia dentada
Variador de fase: Não Sim, admissão, por 50°
Válvulas por cilindro: Duas Quatro
Atuação das válvulas: Indireta, alavanca roletada
Potência, gasolina; 101 cv a 5.250 rpm 110 cv a 5.750 rpm
Torque, gasolina: 15,4 m·kgf a 2.500 rpm 15,8 m·kgf a 4.000 rpm
Potência, álcool: 104 cv a 5.250 rpm 120 cv a 5.750 rpm
Torque, álcool: 15,6 m·kgf a 2.500 rpm 16,8 m·kgf a 4.000 rpm
Potência específica (G/A): 63,2/65,1 cv/l 68,8/75,1 cv/l
Comprimento da biela/ rel. r/l: 140 mm/0,31
Trocador de calor óleo-água: Não Sim
Sistema de partida a frio: Injeção de gasolina Aquecimento do álcool
Peso do motor: 105 kg 90 kg
A palavra de ordem da família EA211 de motores é redução de peso em até 30% e de consumo de combustível da ordem de 10 a 20%. O virabrequim de aço forjado, por exemplo, pesa sozinho 40% menos ao ter somente 4 contrapesos em vez de 8 e ter reduzido o diâmetro dos mancais principais e de biela, que resultou na área desses 10% menor. Bielas pesam menos 32% e pistões, menos 40%, tomando por base o EA111 1,6-l..
Mesmo motor do Up com um cilindro a mais,