Ainda que haja uma desconfiança sobre tendências exageradas, muitos operadores costumam sair antecipadamente dos seus riscos quando notam qualquer indício de inflexão nas tendências, deixando os amadores com os pepinos. Principalmente quando os custos financeiros tendem a se elevar.
Estes comportamentos emocionais são frequentes também em outras atividades. Na culinária, por exemplo, uma entra em moda, passando do tradicional e de qualidade consagrada, para outras consideradas inovadoras, que apresentam aspectos criativos, mas acabam contendo muitos exageros.
Atualmente a culinária japonesa é considerada saudável. Mas existem exageros de criatividade de pseudos profissionais que não possuem os conhecimentos básicos e conseguem dar formas elegantes que aparentam serem japonesas, mas acabam iludindo muitos clientes. Principalmente os que se movem mais pelo desejo de serem vistos em ambientes da moda.
A dificuldade é separar a inovação segura, que considera a química da combinação de bons ingredientes, ainda que novos, com a simples apresentação que nem sempre é adequada, pois os elementos utilizados não combinam adequadamente. Mas a liberdade deve sempre existir para permitir a evolução, pois com o tempo os consumidores perceberão que algumas são simples modas que foram criadas artificialmente.
Este tipo de percepção ocorre nos mais variados setores da atividade humana, como na música popular, que faz parte importante da cultura. Na fase inicial, mesmo a chamada Bossa Nova soava como algo estranho, mas com o tempo foi se verificando que havia uma riqueza nesta nova leitura que acabou influenciando o mundo todo, pois se fundamentava nas tradições populares recebendo novos subsídios da música clássica.
A difícil combinação entre a emoção e a racionalidade sempre terá que ser observada, e o tempo costuma ser um bom conselheiro, ainda que alguns danos possam chegar a ser considerados lamentáveis.
Comportamento de manada — CartaCapital