96 Reserva de emergência: LFT ou poupança? comentada em 01/06/2015 11:02 #PAS eldermarco em 28/04/14 19:16 comentada em 01/06/2015 11:02 Olá senhores,Estou começando os meus investimentos aos poucos, focando inicialmente nos estudos e na aprendizagem das diferentes modalidades de investimento. Atualmente, o foco está na renda fixa (títulos públicos) e no mercado de ações. Eu quero manter uma reserva de emergência para o caso de ocorrer algum imprevisto futuro. Dessa maneira, o dinheiro deve ficar em um investimento de grande liquidez e que não leve a rentabilidades nominais negativas e, de preferência, nem a rentabilidades reais também negativas.Eu tenho duas alternativas não excludentes para isso. A poupança, com liquidez diária e a LFT, com liquidez semanal. Inicialmente eu pensei em manter essa reserva somente na poupança, mas ela tem se mostrado com uma rentabilidade real negativa. E dessa forma pensei se seria uma boa ideia dividir essa reserva entre a poupança e a LFT, numa razão de, digamos, 30% e 70%, respectivamente.Eu gostaria de ouvir a opinião e vocês a respeito desse quesito, com a intenção de olhar por um outro ângulo e poder tomar uma decisão mais adequada.