Aos amigos foristas do Bastter.com
Tenho notado em toda a internet, blogs, sites, livros, etc, neste fórum que acompanho a quase 9 meses o uso intenso da expressão "viver de renda".
Gostaria de dar minha contribuição psicológica, filosófica e linguística a respeito deste assunto, pois isto passa pela minha área de atuação.
Sabemos que as expressões que utilizamos em nossas vidas moldam o nosso pensamento e nossas ações e que dentro da cabeça de cada um cada expressão pode ter um significado diferente.
Analise bem as duas expressões:
1 -Viver de Renda
2 -Viver com Renda
A meu ver a primeira expressão nos leva a entender que você não faz mais nada da vida, traz uma carga de passividade e distância do mundo e da vida real muito grandes (já que é coisa que a gente não vê toda hora), além de talvez, desleixo.
A segunda expressão me parece mais atrativa, afirmativa e que dá mais ação ao sujeito, você sabe que vai viver, vai trabalhar/estudar (pelo menos para gerenciar seus ativos), sabe que vai ter esta renda (que vai ser suficiente para cobrir seus gastos em 100% - ou não, ou elas vão cobrir 90%, 80%, 50% que seja, toda e qualquer ajuda é válida, e ainda mais na velhice, muito bem válidas, envelhecer com dignidade.
Bem, falo isso para estimular os novatos que fazem contas mirabolantes e para que outras pessoas não se desestimulem ao fazer contas e talvez ver que não vão ou não podem conseguir, ou ainda que o caminho é muito trabalhoso e nem se arriscam mais a tentar ter paciência e disciplina para levar seus planos e executá-los até o momento que for necessário.
Lembrando aquelas velhas expressões da biologia:
Ter um olho é melhor do que não ter nenhum olho, este olho pode te livrar de um predador e salvar sua vida, pode te ajudar a saber se é dia ou noite.
Ter uma asa ou meia asa é melhor do que não ter asa nenhuma. É com meia asa que você cai de uma árvore e não se machuca, ou de um penhasco e amortece sua queda, é a diferença mínima que mata alguns perto de você mas te salva em outros momentos.
Então não desanime se você nunca vai conseguir aqueles R$ 10 mil passivos, se conseguir R$ 3 mil ou R$2 mil ainda assim terá mais dignidade e qualidade de vida em relação ao que teria sem ter nada.
Assim a expressão "viver de renda" conota 100% de sucesso ou nada.
Tente usar "viver COM renda" que cada pequeno sucesso vai ser seu sucesso.
Abraço a todos,
Tomaz.