3 Como proceder? comentada em 19/05/2014 20:51 FIIs e Imóveis Manoel57 em 19/05/14 19:27 comentada em 19/05/2014 20:51 Na hora de comprar cotas de um determinado fundo imobiliário dou uma olhada no DY médio dos últimos doze meses pelo valor da cotação do dia (comparando com as cotações do tesouro direto, pois pode ser que seja melhor comprar, nesse momento, cotas do tesouro e não cotas de fundos imobiliários), dou uma olhada também no Vm/Vp e nos fundamentos do fundo imobiliário. Para mim estes três aspectos precisam estar bem casados.Mantenho uma planilha com todos os dados (Rentabilidade, ganhos/perdas, valor real de compra das cotas, etc.) referentes a todos os fundos de minha carteira, pois, mesmo tendo uma "boa" reserva financeira na poupança, gosto de me prevenir para uma possível venda emergencial de cotas. Os dados da planilha vão me dizer o que é melhor vender nessa hora. Outra possibilidade que a planilha me permite é um possível ganho de rentabilidade ao vender um determinado fundo que está com o valor da cota muito mais alto do que o valor real de comprar e com uma rentabilidade não mais tão atraente. Ao vender esse fundo compro cotas de um outro com uma rentabilidade maior (ganho de capital, ganho no número de cotas!?, ganho em rentabilidade).Bom pessoal isso tem funcionado muito bem mas gostaria de ouvir críticas, sair um pouco da zona de conforto. Outra coisa: basicamente só invisto em tesouro direto (quase nada) e em fundos imobiliários. Gostaria de ler a opinião de vocês sobre a temida bolha imobiliária no Brasil.Grande abraço a todos!!!