Pessoal anda falando muito de inflação ultimamente... e como percebo no dia a dia que todo mês há reajuste em quase todos os produtos, resolvi, por curiosidade, fazer um estudo aqui...
trabalho com ramo de drogarias.. como o preco de medicamentos eh controlado pelo governo e o ajuste nunca passa de 4% a.a, fiz o estudo apenas em cima dos produtos de higiene e beleza...
vamos lá:
- foram considerados 1227 itens (de higiene e beleza) que tenho em estoque nas lojas hoje e que foram vendidos durante o mês de abril do ano passado
- considerando o preco unitario de cada item, o preço de venda no ano passado era de 10.261,20... atualmente, o preço de venda dos mesmo itens é de 12.331,30...
RESULTADO: Inflação de 20,17% a.a
Tenho um mix relativamente grande de produtos... esses 1227 itens nao eh um numero desprezível para a categoria higiene e beleza... além disso, meu processo de compra se baseia na cotação com no mínimo 3 fornecedores diferentes... e, geralmente, meus preços são ligeiramente menor que o dos concorrentes (supermercados e outras drogarias)...
Sinceramente não vejo como o IPCA ficar em apenas 6 ou 7% a.a. Por mais que gasolina e medicamentos puxem a inflação pra baixo...