De acordo com as regras estabelecidas pela Scotch Whisky Association, Scotch whisky é definido como o destilado:
i) produzido e envelhecido na Escócia, a partir de água e cevada maltada ou outros grãos inteiros de cereais, e fermentado unicamente pela adição de fermento;
ii) que sai dos destiladores a, no máximo, 94.8% de ABV;
iii) envelhecido por no mínimo 3 anos em barris de carvalho com capacidade máxima de 700 litros;
iv) ao qual nenhuma substância pode ser adicionada, além de água para diluição ou xarope de caramelo, que serve apenas para homogeneizar a coloração final do produto e
v) engarrafado com no mínimo 40% de ABV.
Categorias de Scotch Whisky
Single Malt: Whisky produzido com 100% de cevada maltada em destiladores do tipo alambique (pot stills), em uma única destilaria. Exemplos: Balvenie, Benromach, Bruichladdich, Cragganmore, Dalmore, Dalwhinnie, Glenfarclas, Glenfiddich, Glen Grant, Glenkinchie, Glenlivet, Glenmorangie, Jura, Laphroaig, Macallan e Talisker.
Single Grain: Whisky produzido de diversos grãos (podendo conter ou não cevada maltada na composição), em uma única destilaria. O Single Grain pode ser, ainda, produzido apenas com 100% de cevada maltada em uma única destilaria, desde que sejam usados destiladores contínuos. A grande diferença para o Single Malt whisky está, então, no processo de destilação, que, no caso do Single Grain, se realiza em destiladores contínuos, e não em alambiques (pot stills). Não é tão fácil encontrá-los no mercado, já que a maior parte da produção é usada na fabricação dos Blended whiskies. Exemplos: Cameron Brig, Girvan e North British.
Blended: Whisky feito a partir da mistura de, pelo menos, um Single Malt whisky com ao menos um Single Grain whisky. Normalmente, os Blended whiskies são feitos com mais de 40 tipos diferentes de whiskies, na proporção de 40% de whiskies Single Malt e 60% de whiskies Single Grain. Exemplos: Ballantine’s, Buchanan’s, Black Grouse, Chivas, Dimple, Grant’s, Johnny Walker Red, Black, Gold e Blue Label, Old Parr, Royal Salute e Whyte & Mackay.
Blended Malt: Whisky feito da mistura de dois ou mais whiskies Single Malt, produzidos em diferentes destilarias. Exemplos: Famous Grouse Blended Malt 12 e 18, Johnnie Walker Green Label e Monkey Shoulder.
Blended Grain: Whisky feito da mistura de dois ou mais whiskies Single Grain, produzidos em diferentes destilarias. São whiskies raramente encontrados. Exemplos: Snow Grouse e Compass Box Hedonism.