Pessoal, gostei desse texto e gostaria de recomendá-lo.
"Se os melhores textos são os clássicos (que sobreviveram ao teste do tempo), o melhor dentre os melhores talvez seja a Odisseia, de Homero. Digo "talvez", pois não há consenso sobre essas e outras coisas.
Depois da Guerra de Troia, tudo o que Ulisses queria fazer era retornar para casa - para os braços de sua esposa Penélope e do filho Telêmaco.
Não foi fácil essa viagem de volta. Para dar-lhe uma ideia da complicação, a viagem demorou 10 anos.
Por algum motivo, sempre que eu leio a Odisseia, acho essa dezena de anos absolutamente natural.
Se Ulisses voltasse antes, em um ano por exemplo, algo daria errado. Ao menos é essa a minha impressão enquanto percorro o texto.
E se ele de fato voltasse antes, não teríamos livro algum - o que é um raciocínio egoísta do meu ponto de vista, que é o ponto de vista do leitor; mas, ainda assim, um raciocínio legítimo.
Ao comprar uma ação em Bolsa, pelejamos a Guerra de Troia. É um processo extenuante. Logo depois de investir, queremos voltar para casa. Nossa esposa e nosso filho nos esperam.
Quanto mais rápido você quer retornar à terra natal, mais problemas acontecem. Você é raptado pela ninfa Calipso, Poseidon destrói a sua nau e um resultado trimestral abaixo do esperado rouba 3% dos seus lucros.
Talvez dez anos seja muito, de fato. Não há consenso. Fechamos assim: se você topar uns cinco anos, pode fazer sua própria Odisseia em Bolsa, uma Odisseia Milionária.
Encare-os como uma Atena, aqui para ajudá-lo a chegar lá, sem se perder nas distrações pelo meio do caminho.
A viagem é longa, mas compensa.