6 BDRs e proteção cambial comentada em 07/06/2014 23:23 Assuntos Gerais zippo57 em 07/06/14 10:17 comentada em 07/06/2014 23:23 Na página da Bovespa que trata sobre BDRs, tem um FAQ cujo um dos items é sobrea as vantagens de se aplicar em BDRs:BDRs - Brazilian Depositary Receipts | BM&FBOVESPAMas eu percebo que não há referências à proteçlão cambial. Então exponho meu raciocíno para críticas:- Digamos que de acordo com minha planilha de distribuição de investimentos haja indicação dew adicionar uns 10% do meu capital em renda variável. Dessa parcela, analisando a distribuição por segmentos pecebo que poderia alocar uns 5% no segmento de bancos. Eu poderia aumentar minha participação em ITUB4 ou BBDC4, mas temendo um cenário de forte desvalorização cambial, resolvi fazer uma breve analise do JPMorgan e decidi adquirir JPMC34 ao preço de R$64/BDR. Supondo uma correlação do risco de quase 1 entre JPM e BBDC eu poderia considerar que aloquei de acordo com critérios de distribuição/segmento/risco e "ganhei" proteção cambial? Em contrapartida eu abriria mão de:1- Dividendos sem taxação (dividendos de BDRS = 30% de IR), para o caso de valores acima de R$ 1.499,15;2- Não poder compensar perdas no valor de compra/venda do BDRs (perdas com ações brasileiras podem ser compensadas "ad infinitum");3- Não ter isenção dos R$20.000,00O problema é que ... (no aguardo de críticas).Abc e obrigado