Bom dia, estou escrevendo aqui minha opinião sobre o pequeno investidor, e gostaria da opinião de todos que puderem participar dessa discussão.
Existem muitas empresas boas e lucrativas, que tendem a continuar boas e lucrativas. Posso citar várias.
Existem muitas empresas ruins, que geram prejuízos, que tendem a continuar ruins e gerando prejuízos. Posso citar várias.
Geralmente os controladores das empresas, tanto as empresas lucrativas, quanto às empresas que tem prejuízos, são os maiores acionistas, e cabe a eles, dirigir a empresa do jeito que lhes convém.
Então, qual a verdadeira importância do pequeno investidor, já que ele não ajuda a tomar decisões?
Na minha opinião, o pequeno BOM investidor, é um cara esperto, aproveitador, que anda sempre de carona, no embalo das empresas.
Nós como pequenos investidores, pagamos para subir nas costas das empresas (compramos ações e nos tornamos sócios), e depois só "esperamos" pra ver o caminho que essa carona (empresa) nos leva (leva nosso capital).
É tão difícil vencer na bolsa, pois, além de avaliar e investir certo, em empresas que consideramos lucrativas, e com expectativas de um futuro próspero, tanto nas operações da empresa em si, como no setor, e como na economia do país em geral, temos que esperar dos outros (executivos e funcionários da empresa investida) as atitudes que levarão a empresa ao caminho correto, ou seja, tem muitas variáveis que pesam contra o pequeno investidor, e uma única variável a favor, que é o lucro líquido.
Não podemos controlar salários de executivos, nem metas a serem alcançadas, nem cobranças, quanto ao serviço mal feito, desvios de caixa, faltas no trabalho, possíveis sonegações, inadimplência nas operações..
Então o pequeno investidor é mais um confiador de dinheiro, do que propriamente um investidor, já que ele põe o capital, e não tem uma real garantia de que a empresa irá trabalhar corretamente e fará seu investimento se valorizar(não estou comparando renda variável com renda fixa, estou falando de competência)
É claro que existe a questão dos fundamentos e tendências, existem empresas que prezam apenas por receita, outras que prezam por financiamentos, outras que prezam pelo lucro líquido.. Isso tudo é nítido e válido para nós.
Ao mesmo tempo que eu amo investir, e falar sobre investimentos em geral e empresas, eu tenho muito receio em ser um pequeno investidor, e sempre me coloco em meu devido lugar (meu capital não paga nem 1 mês de salário dos altos executivos), pois não sou um diretor, não posso mudar a cultura da empresa, não posso cortar custos.
A transformação de um pequeno para um grande investidor, leva muito tempo e raramente acontece com pessoas que começaram como investidores (a não ser que o indivíduo acerte todos os turn arounds durante os 10 primeiros anos de sua carreira como investidor), mas sim com empresários, donos de seu próprio negócio.
Pra quem é empresário (excluo dessa lista os autônomos: médicos, engenheiros, advogados, contadores, que não são considerados empresários) seja industrial, prestação de serviços, comércio, acho que a pessoa deve investir no seu próprio negócio (a não ser que não confie no seu negócio, no meu caso, não confio no setor madeireiro, nunca investiria nesse setor) e faze-lo crescer, e depois disso, aí sim, começar a investir na bolsa de valores, mas para fazer o que é conhecido como aquisições hostis, ou seja, compra do controle da empresa.
Para donos de Private Equity, que podem intervir na administração das empresas, comprar o controle.
Investir na bolsa de valores como pequeno investidor, na minha concepção, é válido para:
-Funcionários em geral, desde os pequenos cargos, até os diretores e presidentes das empresas, que tenham uma renda fixa e possam investir mês a mês
- Advogados, médicos, contadores e engenheiros, mesmo os que tem escritórios, clínicas e vários funcionários, pois estes, são exemplos de profissões que não necessitam de grandes aportes de capital (apenas capital intelectual) para aumentar a renda.
- Autônomos em geral, como representantes, intermediadores de negócio, que tenham renda muito variável. É interessante para esse grupo de pessoas, conquistar uma renda fixa passiva.
No mais, não vejo motivos para investir como minoritário, se não for um desses casos.
Grande abraço a todos.