Depoimento retirado da internet
O MELHOR TRADE DA MINHA VIDA
Durante muito tempo fiz trades pelo gráfico semanal, os chamados POSITION TRADES.
Deixei esse método ao perceber que a carteira também não desenvolvia como desejava.
A rentabilidade não é tão boa como falavam nos cursos, quando o trade dá certo nos empolgamos bastante com o resultado final, mas como são trades longos... quando mensalizamos o lucro relativo... que decepção!
O exemplo abaixo diz tudo, foi um trade real que fiz, o melhor trade da minha vida:
- VIVO4
- manejo de risco deixou colocar 1/3 do capital de bolsa
- entrada: 13/09/2010 pela MME9 no semanal em 45,85
- realizações parciais (RP)
- RP1 no ponto de alijar o risco em 48,75 = 6,3% de lucro
- RP2 em 63,50 em 11/05/2011 = 38,5% de lucro
- resultado pra contar no bar e nos foruns de AT: 38,5% de lucro (uau!!!)
- resultado real na carteira:
(RP1 + RP2) /2 = 22,4% de média /240 dias x 30 dias = 2,8% ao mês
x 1/3 do capital = 0,93% ao mês ... (vixe!)
Poxa: o melhor trade da minha vida, de 38,5%, resultou em 0,93% ao mês??? Tem alguma coisa errada aí... Como investidor conseguia mais que isso! E ainda recebia dividendos!
E se o outro 1/3 do capital for empregado em um trade estopado? E o outro no 0 x 0?
... Prejuízo!
Ainda que esse trade foi realizado em uma época bastante direcional para cima. E nem assim a carteira deslanchou. Fiquei com a sensação que os Position trades só vão funcionar em mercados extremamente direcionais de alta como 2009 e 2003.
E se o trader só tiver duas opções: swingtrades curtos ou Position, prefiro os swings curtos.
A única vantagem do Position é o baixo custo operacional.
Novamente: se for pra ficar patinando pra só acelerar quando o mercado ficar direcional não compensa. Porque qualquer método vai dar bons lucros com o mercado direcional.
sds