Retirado de um texto do Bastter da revista de agosto, conteúdo também do livro sobre acúmulo de patrimônio: "Funciona assim: você produz capital com o seu trabalho e usa a bolsa para remunerar este capital, como um instrumento de juros compostos sobre o capital que ganhou no trabalho e para produzir renda sobre o capital acumulado."
Minha dúvida pode ser básica, mas como vocês calculam os rendimentos percentuais de suas carteiras ano após ano? Como fazem para saber se rendeu 8, 10, 14% ao ano ou se teve rentabilidade negativa? Alguns vão dizer que isso não importa, o que importa é estar posicionado em boas empresas, assim como o fato de você estar preparado não para ganhar, mas até quanto pode perder na bolsa.
Pergunto isso por alguns motivos que para mim dificultam o cálculo desses juros compostos: 1) não são todos os meses que meus aportes são do mesmo valor. Eu tento aproximá-los de uma quantia por mês, mas às vezes posso mais, às vezes menos. 2) ainda não é o caso, mas como ficará esse cálculo quando além do dinheiro novo, entrar dinheiro de jscp, dividendos, renda de aluguel, etc? 3) como fica esse cálculo quando o volume financeiro já for suficiente para que tudo se "auto alimente" sem a necessidade de novos aportes?
Provavelmente muitos de vocês "sobreviventes" de longa data na bolsa têm seu próprio método ou têm uma resposta. Gostaria que pudessem compartilhar isso.