Gente, há 4 anos comprei um ap de 1 quarto em Florianópolis, ao lado da universidade federal, para minha irmã morar e pagar o aluguel pra mim, o que me livraria de pagar IR.
Assim, dando 25k de entrada num ap de 120k, com a taxa especial para funcionários do banco onde trabalho! me trazia aproximadamente uma parcela de 1k - o aluguel na época era de 700.
Por ser um imóvel de muito VALOR, a tendência seria de este aluguel aumentar ao longo dos anos, enquanto a parcela ia diminuindo.
Hoje, minha irmã casou e está fora do imóvel e o mesmo está alugado. Conforme pensado, o aluguel está em 850 e a parcela em 950. Estou desembolsando cerca de 200 reais por mês, contra 450 de amortização na parcela.
O problema eh que por estar alugado a um terceiro, tenho uma mordida de 25% do leão no ano seguinte. Meu "fluxo de caixa" acaba sendo de 400 reais desembolsados todo mês.
Se vendesse o imóvel, já tirando taxas e impostos, além do saldo devedor, me restaria uns 80k livres na mão para me gerarem fluxo positivo e juros sobre juros.
Sei q o ideal eh não girar patrimônio, mas a intenção da compra do ap não foi para trade e algumas coisas mudaram no meio do caminho - e com a valorização do imóvel posso pelo menos não ficar teimoso .