Então pessoal, pensei aqui em um método de cálculo para balanceamento de carteira de FIIs. Gostaria de escutar a opinião de vocês sobre esse tipo de balanceamento.
O Objetivo PRIMORDIAL é não se concentrar excessivamente em FIIs mono empreendimentos, diversificando o máximo em número de empreendimentos.
A planilha pode ser acessada nesse link:
UploadDeImagens.com.br - Screen_Shot_2014-08-26_at_3.58.03_AM.pngUtilizei esses FIIS somente como exemplo para demonstrar o cálculo.
Na hora de realizar esse método para balancear, este deve ser feito dentro da categoria de FIIs que deseja (i.e lajes, agencias, shoppings, CRI, etc.). Na verdade, é apenas um método para equilibrar o portfólio, para não acabar um FII mono inquilino e mono empreendimento com o mesmo peso de um geracional.
Resumindo: primeiro você escolhe os fiis que irão compor a sua carteira, depois PRÉ-ESTABELECE a porcentagem de cada TIPO de FII, para somente depois utilizar o método do balanceamento dentro de cada categoria
Pois bem, o método consiste em distribuir os FIIs na carteira de forma que se invista em média a mesma coisa em cada imóvel.
A primeira coluna mostra o VP total do fundo, a segunda a quantidade de imóveis no fundo, e a terceira o preço médio por imóvel.
A quarta fileira mostra o quanto eu tenho que comprar de cada FII, para cada 1 gasto no TBOF (O empreendimento mais caro, em média, dos FIIS escolhidos).
A quinta coluna mostra a porcentagem que cada FII deve compor a carteira, de forma que o investidor sempre obtenha um "mesmo" investimento em cada imóvel.
Crítica 1: Talvez essa idéia seja melhor para balancear fundos sem gestão ativa e com posse de 100% de cada imóvel. Isso pois dentro de fundos tipo HGRE o desvio padrão do percentual de posse de cada imóvel é muito grande, fugindo por si só a tentativa dessa estratégia. Você não consegue investir a mesma quantidade em cada imóvel dentro de um FII, sendo que ele é dono em porcentagens diferentes em cada imóvel que possui.
Mas e ai? O que vocês acham desse tipo de método de distribuição de carteira?
É claro, que quando se for escolher inicialmente os Fiis que irão compor a carteira, o ideal é fazer uma escolha ampla de gestoras, quantidade de inquilinos, tipologia de contratos, e todos aqueles outros fatores que se deve observar na escolha de uma carteira qualquer.