Pessoal,
Estou com algumas dúvidas a respeito do desenrolar de um divórcio, alguém pode ajudar? As premissas são: separação amigável; casamento em comunhão total de bens; todos os filhos maiores de 18 anos; dois imóveis (cada um ficará com um); dois carros (cada um ficará com um).
Pelo o que entendi, o casal deve comparecer ao cartório acompanhado de advogado (um ou dois) e com uma série de documentos. Podem ajudar com algumas dúvidas básicas?
1) Quais os custos envolvidos neste trâmite, além do advogado?
2) Segundo fui informado, um dos custos depende do patrimônio do casal. Mas como funciona isso? É uma porcentagem sobre o valor dos imóveis e carros? A porcentagem depende de quê? Este valor se refere à nova escritura que deverá ser feita para os imóveis?
3) Recomendaram-me excluir os carros da partilha. Uma vez que já estão nos nomes dos respectivos, e a separação é amigável, isso reduziria os custos. Isto é assim mesmo? Não pode causar algum problema mais a frente?
4) Além de imóvel e carro, que outros bens têm de entrar na partilha? Investimentos, saldos em conta, etc., tudo entra no bolo?
Valeu, antecipadamente!
Abraço.