Tenho Tucson 2011/2012, automática.
É uma SUV em sua origem (a Duster não, me parece que até as portas são idênticas a do Sandero, bem como vários outros itens internos, saídas de ar condicionado, etc)
Freio o disco nas 4 rodas.
ABS.
Air Bag para o motorista e passageiro ao lado.
Ar condicionado digital (muito bom isso).
Retrovisores retráteis com um clique de botão na porta do motorista (mais útil do que possa parecer inicialmente).
Rodas / pneus imponentes.
Estepe com roda igual às outras (e não aquele estepe "salsicha").
Quando se deita as duas partes do banco traseiro (bi-partido), o porta-malas fica gigante,
(o banco traseiro, quando deitado, fica do mesmo nível que o porta-malas propriamente dito).
Vem com vários itens que, nas fabricantes "nacionais" são "opcionais" ou diferenças de modelo (tem de pagar a parte):
luz nas portas, barra de proteção lateral, vários porta-trecos, etc.
A acesso ao porta-malas pode ser pela porta traseira ou pelo vidro traseiro (são duas aberturas independentes)
Pontos negativos:
- design ultrapassado
- câmbio automático tem 4 marchas (no IX35 já são 5)
- gastador (10 km/l na estrada, uns 5,5 km/l na cidade). Mas é uma SUV, não é um carro. TALVEZ a CR-V da Honda será mais econômica, não sei.
- a "tampa" do porta-malas é escamoteável e removível, mas quando fechada (tapando o conteúdo do porta-malas), poderia ser um pouco mais alta (na minha opinião).
- parece que as pastilhas de freio duram no máximo 30 mil km, pretendo já trocá-las preventivamente na próxima revisão (vai estar com uns 24.000 km)
Nenhum desses pontos negativos me incomoda. O que mais tem me incomodado são os ruídos.
O ruído na tampa/cobertura do porta-malas corrigiram colocando uma espuma nos pontos de encaixe com a carroceria.
Mas, com 22.000 km, apresenta ruídos na porta do motorista e no volante (onde há o air bag do motorista).
Já pedi para corrigirem 2 vezes, corrigiram, durou um certo tempo, e depois voltou...