Olá amigos!
Vou explanar, resumidamente, a minha situação para todos os que entendem mais daqui, me darem uma orientação do que devo fazer.
Tenho 18 anos, trabalho e ganho já há alguns anos muito bem para minha idade e isso me fez comprar um apartamento de R$ 396 mil.
Sendo que, já quitei R$ 250 mil de toda a dívidae financiei o R$ 146 mil restante. E desse financiamento já paguei 11 parcelas.
Com isso, estou pagando esse financiamento com a construtora (estou preste a transferir para algum banco). E nesse meio tempo, já consegui juntar mais R$ 30 mil que estão na caderneta parados.
Aqui chegamos ao ponto da dúvida mais comum que vocês veem diariamente por aqui: AMORTIZAR ou INVESTIR?
Fico receoso em amortizar o valor porque, apesar de ganhar bem, não tenho muita segurança com o que faço. Por isso, depois de pagar essas partes do AP, comecei a juntar novamente para poder fazer um fundo de emergencia e em breve aplicar em LCI ou LCA, mas é inviável estando com uma dívida corroendo nos juros.
O que eu devo fazer? Estou muito inseguro em relação a isso, preciso de uma orientação.
Devo fazer um colchão de segurança e depois disso passar a amortizar? Se sim, de quantos meses?
Devo amortizar enquanto a dívida ainda está no ínicio e nas mãos da construtora, que tem taxa de juros menor?