Parece que até pouco tempo atrás eu estava com sorte. Quase todas as ofertas que me interesavam tinham meu banco (Itaú Unibanco) como um dos coordenadores. Assim ficou mais facil entrar com meu pedido de reserva.
Acredito, mas não tenho certeza, que também consegui participar de uma ou outra oferta na qual o Banco Itaú não fazia parte do grupo de coordenadores.
Isso mudou recentemente. Não participei da oferta da Ferreira Gomes porque meu banco ficou enrolando e quando finalmente dizeram que não vão participar, já era tarde demais.
Agora temos duas ofertas em andamento (Autoban e Aeroporto Guarulhos) e mais uma na fase preliminar (Salus Infraestrutura Portuaria). Estas ofertas tem o Bradesco BBI e o BB Investimentos como coordenadores (mais o HSBC na offerta da GRU). No prospecto preliminar da Salus consta a RB Capital DTVM como coordenador líder. (É a primeira vez que vejo este nome.)
Na semana passada conversei com meu corretor no Banco Itáu sobre a oferta da Autoban e ele me explicou que quando o banco não faz parte do consórcio, eles só participam da oferta se o coordenador líder convidar. Não sei se esta é uma regra comum ou se ela só se aplica ao banco Itaú. Mas, de qualquer jeito, não acho a resposta "Depende, pode ser que sim, pode ser que não" muito satisfatória.
O que fazer? Ainda não falei com o Bradesco e B do B mas espero que eles vão responder que só posso participar das ofertas deles se eu for (ou ficar) correntista deles.
Será isso mesmo? Cada vez que eu quero participar de uma oferta dum banco onde não tenho conta, tería que abrir uma conta? E teria que pagar a taxa de custódia para cada conta - além de outras exigências para abrir uma nova conta? Não parece muito prático.
Então resolvi perguntar aos colegas deste forum: Como vocês conseguiram as debêntures que têm na carteira? E o que vocês estão fazendo para participar das novas ofertas? Existe algum banco ou alguma corretora que aceita pedidos de reservas para todas (ou a maioria) das ofertas públicas.
Agradeco já pela ajuda.
OBS: A finalidade deste "post" não é recomendar investimentos em debêntures. Cabe a qualquer um analisar seus circunstâncias individuais e as carateristicas da oferta em questão e decidir se o investimento oferecido se enquadra em seu perfil. Somente quero incentivar o intercambio de informações e experiências.