Amigos,
Gostaria de uma opinião de vocês sobre a situação a seguir.
Em uma operação "de pai para filho" (literalmente!), comprei um lote grande de ações de uma empresa, a um preço médio bem baixo. A empresa é uma blue chip de sólidos fundamentos, da qual eu já era e quero continuar sendo sócio.
No entanto, como o lote foi muito grande em relação à carteira que eu já tinha, por uma questão de diversificação pretendo reduzir minha posição nessa empresa com vendas mensais ao longo de 1 ano, para que o valor vendido fique abaixo de R$ 20k por mês, evitando pagar IR, e para amortecer grandes flutuações entre um mês e outro.
Visando a amortecer a volatilidade da operação ao longo desse tempo com um ganho adicional nas quedas e pequenas altas em troca de parte do lucro nas fortes altas, pensei em complementá-la com opções de compra.
Obs.: Tenho alguma experiência com opções, opero habitualmente com venda coberta, travas e operações de taxa há cerca de 5 anos.
Como não é exatamente uma operação de venda coberta, já que meu objetivo é me desfazer das ações, nesse caso qual seria a venda mais eficiente?
1) Vender OTM com VDXX alto, como se fosse uma venda coberta normal?
Ou
2) Vender ATM, para captar o máximo de VE?
Ou
3) Vender ITM, como se fosse uma operação de taxa, para ter uma maior defesa contra queda, e aumentar as chances de exercício?
O que vocês acham?
Desde já agradeço pelas opiniões.
@Predador e @Bastter , se puderem opinar, ficarei muito honrado.
Grande abraço,
Cadu