Ásia
As bolsas na Ásia fecharam a a sessão com desempenhos variados, com a continuidade dos protestos de estudantes em Hong Kong, e os resultados do PMI do Japão e China, que apontaram rumos diferente nas duas economias. Já em Hong Kong, a bolsa ficou fechada devido ao feriado na região.
Europa
No continente europeu, as bolsas refletem os rumos divergentes no mercado de ações da Ásia, reagindo também a leve queda dos PMIs da Alemanha e União Européia (UE) e o avanço do PMI francês. O mercado segue entre ganhos e perdas também devido a cautela de investidores, que aguardam pela decisão do Banco Central Europeu, sobre novos estímulos a economia da região.
EUA
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam ontem (30) pelo segundo dia consecutivo, repercutindo a preocupação com os protestos turbulentos em Hong Kong, além da queda do PMI de Chicago e da confiança do consumidor. Para hoje (01), o mercado espera pela divulgação do resultado do gastos com construção, do ISM Services, e do número de vagas de trabalho no setor privado.
Brasil
O mercado deve operar em queda nesta quarta-feira, puxado pelo resultado das pesquisas eleitorais feitas pelo Ibope e Datafolha, que apontaram queda de intenções de votos para Marina Silva (PSB), ante o crescimento de Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). As pesquisas apontaram a tendencia de disputa entre Aécio e Marina para disputar com Dilma o segundo turno. A queda no setor de serviços também deve impulsionar as perdas do dia.
Câmbio
O Banco Central terá duas sessões de leilão de swap cambial programadas para a parte da manhã. Na primeira sessão, marcada para as 9h30, serão ofertados até quatro mil contratos, com vencimento para junho ou setembro de 2015. Já para a segunda, que acontecerá as 11h30, serão ofertados até 8 mil contratos, com vencimento para agosto ou outubro de 2015. O aumento nas ofertas de contratos reflete um novo posicionamento da autoridade monetária para conter o avanço da moeda.
O dólar comercial teve nova alta, depois de registrar na última semana, maior crescimento da moeda neste ano. O dólar opera com alta de 0,25% a R$ 2,456.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo