Pessoal, estou estudando bastante aqui e o site é muito bom, entendi até o momento que devemos separar as empresas boas das ruins seguindo os critérios do Bastter. Dentre as boas ainda devemos diversificar segmento, setor, categoria, empresas etc.
Mas ainda assim temos muitas empresas boas e eu queria montar alguns critérios adicionais para selecionar as empresas, algum KPI ou algo do tipo que seja mensurável, mas estou tendo dificuldade de visualizar quais seriam tais critérios.
Por exemplo, se entendi direito não devo definir que vou selecionar empresas que tenham foco em exportação de parte X% da produção pois algo indica que o mercado estará favorável à exportação, pois não tenho como saber como o mercado estará em 1 ou 20 anos e quais segmentos serão favorecidos etc etc.
Outro caso seria escolher setores com barreiras maiores de entrada, mas se devo diversificar, esse conceito fica meio complicado, além de ser difícil mensurar.
Tem como definir algo do tipo? Se sim, tem alguma dica que vocês usem ou recomendação de estudo.
Ou o negócio é mais simples e devemos definir isso com base em critérios mais subjetivos, como "não invisto em empresas que não tenham compromisso ambiental, social etc.", "não invisto em empresas que tenham contratos com governos pois sou contra corrupção", "a empresa valoriza as pessoas e é considerada um bom local pra trabalhar".
obrigado!