Ásia
Na Ásia, as bolsas de Hong Kong e da China não abriram devido ao feriado nacional na região. Já no Japão, o mercado registrou forte queda, puxado pelos PMI e a continuidade dos conflitos entre estudantes e policia em Hong Kong.
Europa
No continente europeu, as bolsas operam em queda, ainda refletindo os resultados do PMI na região e dos Estados Unidos. Dos países que divulgaram seu PMI (Alemanha, Inglaterra, França, União Européia e Estados Unidos, apenas a França apontou crescimento no índice, sendo que em nenhum dos países que os números caíram, o recuo foi menor que o previstos. Investidores aguardam pelo discurso do presidente do Banco Central Europeu, que prometeu dar novos estímulo a economia se necessário.
EUA
Nos Estados Unidos, o mercado também recuou ontem (01), devido ao resultado da economia no país, que apresentou dificuldades na consolidação da recuperação da economia nacional. Dados como PMI E ISM Manufacturing apontaram desaceleração da economia.
Brasil
No Brasil, o Ibovespa caiu novamente, após a divulgação do resultado de duas pesquisas eleitorias, feitas pleo Ibope e Datafolha, que apontaram queda na popularidade de Marina, ante o crescimento de Dilma e Aécio. Segundo os levantamentos, Marina estaria mais perto de uma disputa por uma vaga para o segundo turno com Aécio, do que ganhar, ainda no primeiro turno, de Dilma. Já para o segundo turno, Dilma ampliou sua vantagem em relação a candidaa do PSB.
Câmbio
O Banco Central terá duas sessões de leilão de swap cambial programadas para a parte da manhã. Na primeira sessão, marcada para as 9h30, serão ofertados até quatro mil contratos, com vencimento para junho ou setembro de 2015. Já para a segunda, que acontecerá as 11h30, serão ofertados até 8 mil contratos, com vencimento para agosto ou outubro de 2015. O aumento nas ofertas de contratos reflete um novo posicionamento da autoridade monetária para conter o avanço da moeda.
O dólar comercial teve nova alta, depois de registrar na última semana, maior crescimento mensal da moeda neste ano, crescendo 9,3% só em setembro. O dólar opera com alta de 0,25% a R$ 2,488.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo