Ásia
Na Ásia algumas bolsas, como China e Índia, não abriram nesta segunda, devido a um feriado nacional, porém os protestos em Hong Kong continuam. Mesmo assim, as bolsas registraram ganhos, refletindo o bom resultado do mercado de trabalho norte-americano e a queda da moeda japonesa, o yen.
Europa
No continente europeu, as bolsas seguem com ganhos, também refletindo o resultado das bolsas norte-americanas na sexta-feira, e do mercado asiático, ofuscando assim, a forte queda de 5,7% dos pedidos de fabricantes na Alemanha.
EUA
Nos Estados Unidos, o mercado deve seguir a tendência internacional de ganhos, em dia sem indicadores econômicos importantes, nem conflitos no exterior, exceto em Hong Kong, onde os protestos continuam.
Brasil
No Brasil, os destaques do dia são a divulgação do relatório Focus, do Banco Central, prevendo redução do crescimento do PIB até o fim do ano pela 19ª semana seguida, e o resultado das eleições no país, que registraram disputa para o segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Em São Paulo, o atual governador Geraldo Alckmin, do PSDB, foi reeleito.
Câmbio
O Banco Central terá duas sessões de leilão de swap cambial programadas para a parte da manhã. Na primeira sessão, marcada para as 9h30, serão ofertados até quatro mil contratos, com vencimento para junho ou setembro de 2015. Já para a segunda, que acontecerá as 11h30, serão ofertados até oito mil contratos, com vencimento para agosto ou outubro de 2015.
O dólar comercial registrou na última semana, valorização de 2,2%, mesmo com a forte queda da moeda na sexta-feira, e fechou, ao final do cinco dias, a R$ 2,469.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo