Pessoal,
Tenho uma previdência privada, da época que eu trabalhava em uma grande empresa e que ainda não conhecia o site Bastter e os conhecimentos que adquiri aqui. Baseado no que já estudei, já decidi que não vou mais contribuir para esse plano de previdência privada, mas estou em dúvida se devo sacar o valor que está lá para investir por conta própria ou não. Vamos aos fatos:
1. O regime de tributação é regressiva. Portanto, se sacar agora, terei que pagar 35% de IR, e essa alíquota vai abaixando até um mínimo de 10% de IR daqui a 10 anos.
2. Metade do meu saldo atual de R$ 50 mil foi depositado pela empresa. Se eu sacar antes da aposentadoria (daqui a 30 anos), resgato somente 15% da parte da empresa. Se eu esperar a aposentadoria, posso utilizar a parte da empresa inteira.
3. Se eu continuar no plano até a aposentadoria, eles me cobram uma taxa de administração de R$ 50 por ano, reajustada anualmente pela inflação. Na minha opinião, essa é uma taxa de administração baixa, pelo valor que tenho lá investido.
4. Na aposentadoria, poderei sacar todo o investimento em 60 parcelas.
5. A atual carteira dessa previdência é composta da seguinte maneira:
NTN-B 21%
REPO 6%
Debênture 5%
LF e LFS 3%
LTN 2%
CDB 2%
Outros - Renda Fixa 1%
Petrobrás 7%
Itau 5%
Itau-Unibanco 5%
Vale 5%
Bradesco 4%
AMBEV 4%
Cielo 3%
Equatorial Energia 3%
Estácio Participações 3%
Ishare Bovespa 2%
BB Seguridade 2%
BR Foods 1%
Aliansce 1%
Qualicorp 1%
Banco do Brasil 1%
Direcional 1%
BMF Bovespa 1%
Outras ações 10%
Diante desses fatos, tenho as seguintes opções:
A. Sacar tudo agora, recebendo somente 15% da parte da empresa e pagando 35% de IR. Nesse caso eu receberia somente 19 mil, menos do que eu depositei lá.
B. Sacar tudo daqui a 10 anos, recebendo somente 15% da parte da empresa e pagando 10% de IR.
C. Esperar a aposentadoria (daqui a 30 anos), pagando taxa de administração durante esse tempo, para sacar tudo (inclusive a parte integral depositada pela empresa) e pagar somente 10% de IR.
O que vocês acham que eu devo fazer?
Valeu pela ajuda