Ásia
Na Ásia, o mercado fechou, em sua maioria, em queda, após a divulgação de dados mistos sobre a economia chinesa. O PIB avançou 1,9% no terceiro semestre, o pior resultado dos últimos seis anos. Ainda assim, o resultado foi superior a expectativa do mercado. Já as vendas no varejo avançaram menos que o esperado, enquanto a produção industrial cresceu 0,91%
Europa
No continente europeu, as bolsas se recuperam das fortes perdas de ontem, puxadas pela preocupação de investidores sobre um possível cenário de deflação na zona do euro. Hoje (21) as bolsas operam com ganhos, depois da divulgação do PIB chinês.
EUA
Nos Estados Unidos, as bolsas operaram ontem (20) entre ganhos e perdas, e fecharam a primeira sessão da semana sem rumo definido. Hoje, investidores ficam de olho no cenário internacional, no PIB chinês, enquanto aguardam o resultado das vendas de casas existentes.
Brasil
Por aqui, a bolsa fechou com forte queda a última sessão, com analistas operando com cautela, à espera do resultado da pesquisa eleitoral do Datafolha. Hoje, o mercado deve repercutir de forma pessimista o resultado da pesquisa, que indicou leve aumento da vantagem de Dilma Rouseeff (PT) ante Aécio Neves (PSDB).
Câmbio
O Banco Central terá duas sessões de leilão de swap cambial programadas para a parte da manhã. Na primeira sessão, marcada para as 9h30, serão ofertados até quatro mil contratos, com vencimento para junho ou setembro de 2015. Já para a segunda, que acontecerá as 11h30, serão disponibilizados até oito mil contratos, com vencimento para agosto ou outubro de 2015.
Já o dólar comercial, fechou a sessão desta segunda-feira (20) com ganhos, depois de dois dias em queda. A moeda valorizou 1,0% ante o real, operando a R$ 2,462.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo