Olá Alan e amigos!
Sou sócio desde 2009 da GGBR4, ação ligada ao setor cíclico da Bolsa.
No gráfico de tempo mensal, essa ação, embora em tendência de queda desde 2010, forma longas pernadas de baixa e alta desde então.
Tenho operado da seguinte forma: confirmou topo, eu vendo e recompro quando confirmar fundo no gráfico, acumulando um maior número de ações.
Exemplo: no início de 2014, a ação confirmou topo em 18,XX. Ao vender, não deixei de ser sócio. O dinheiro ficou guardado na renda fixa. Quando confirmar fundo, tiro da renda fixa e com o dinheiro que tinha recompro 40% mais ações da empresa. O objetivo é acumular patrimônio aproveitando a valorização e eventual pagamento de dividendos, e também o acúmulo de ações.
Em 2009 comecei com X ações da GGBR4. Hoje, tenho aproximadamente 3X ações, uma valorização de cerca de 200%, sendo que a ação se encontra praticamente estagnada desde 2009.
Em ciclos desfavoráveis como o que estamos vivendo desde 2010, não dá para se segurar ações cíclicas em carteira, principalmente quando essas ações representam um percentual grande do seu capital (opero apenas Ambev e Gerdau). As minhas ações da Ambev eu praticamente não vendi, pois elas têm respeitado uma LTA de longo prazo.
Desde 2009, vendi uns 6 ou 7 topos da GGBR4, e por incrível que pareça a valorização nessa empresa praticamente se iguala a da Ambev, não tanto pela cotação, mas pelo número de ações disponíveis.
É isso, amigos. Estou dando aqui o meu depoimento, pois cheguei à conclusão que ações cíclicas em ciclos desfavoráveis podem aumentar o nosso patrimônio pelo acúmulo de ações e não pelo potencial de valorização do papel.
Um abraço a todos.