Ásia
A decisão surpreendente do Banco Central da China de cortar a taxa de juros na última sexta-feira surtiu efeito positivamente nos mercados asiáticos. Os investidores temiam o quadro de desaquecimento da economia chinesa, que além de tudo estava aliado a um cenário de baixa inflação.
Europa
A semana começa com mais otimismo na Europa, com a Alemanha apresentado dados acima do esperado no indicador Ifo Survey, que mede a confiança do empresário no país. Além disso, na quinta-feira o Banco Central Europeu pode decidir por estímulos à economia da zona do euro.
EUA
O dia nos Estados Unidos reserva poucas emoções nos indicadores econômicos, com destaque apenas para o índice nacional de atividade do Federal Reserve de Chicago. Isso quer dizer que os investidores devem ficar atentos ao cenário externo. Além disso, a semana deve ser mais tranquila por conta do feriado do Dia de Ação de Graças, na quinta-feira.
Brasil
Por aqui, apesar de não estar confirmado oficialmente, a nova equipe econômica para o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff já está praticamente definida. Alexandre Tombini deve seguir no Banco Central, com Joaquim Levy indo para a Fazenda e Nelson Barbosa no Planejamento. A expectativa é que os nomes sejam confirmados assim que a Medida Provisória da meta fiscal for aprovada no Congresso.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta segunda-feira duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 4 mil contratos, com opções de vencimento entre junho e setembro de 2015. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40 e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em dezembro de 2014. Serão oferecidos até 14 mil contratos com opções para novembro de 2015 e janeiro de 2016.
Na sexta-feira, com a ação as sinalizações da nova equipe econômica, o dólar comercial teve queda de 0,8%, fechando a R$ 2,5190. Na semana, a queda foi de 3,2%.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo