11 Carteiras diversificadas comentada em 25/11/2014 16:40 FIIs e Imóveis Roberto66 em 24/11/14 14:12 comentada em 25/11/2014 16:40 Vejo várias postagens no Bastter sobre a montagem de carteiras muito diversificadas, com mais de dez ou mais de vinte fundos. Da minha parte eu sempre evitei ter ativos demais na carteira para não dificultar o controle. Mas até hoje não tinha me dado ao trabalho de medir a volatilidade da minha carteira para avaliar se ela está ou não suficientemente diversificada.Nos últimos anos minha carteira sempre teve no máximo oito fundos e os dois maiores sempre representaram um pouco mais de 40% do capital investido. De jan/11 até out/14 o IFIX rendeu 20,4% e a minha carteira rendeu 27,7% (embora tenha perdido para o IFIX em boa durante boa parte do tempo). Já a volatilidade mensal anualizada do IFIX foi de 33,6%, muito próxima dos 34,1% da minha carteira (medi a volatilidade como diferença entre o retorno mensal, incluindo variação da cota e dividendos, e o retorno do CDI no mês).O benefício da diversificação ficou bem claro. Dentre os fundos que mantive durante todo o período, a volatilidade mensal anualizada ficou entre 48,9% e 61,1%, bem acima da volatilidade da carteira e do IFIX.Por outro lado, o benefício de uma diversificação adicional da carteira de FIIs parece ser bem pequeno pois a carteira já tem uma volatilidade próxima da volatilidade do benchmark (IFIX).