Tenho um melhor amigo, desde que estávamos no curso primário.
A cada 3 meses almoçamos juntos no Rascal do Villa Lobos, como ontem.
Ele é engenheiro civil, como eu, mas com MBA e atua há tempos no mercado financeiro.
No Rascal, as toalhas são de papel branco e há um copinho com giz de cera de várias cores. Sempre que almoçamos, a toalha fica repleta de rabiscos.
Numa outra vez, lhe disse que meu planejamento financeiro para a aposentadoria, que se aproxima, era de um rendimento de 3% aa acima da inflação , depois do IR. Argumentei sobre as taxas pagas pelo TD
Para minha surpresa, ele achou muito otimista. Ontem falou em 2%aa. Concersamos tambem sobre fundos de administração ativa, e ele achava que, de fato, os caras não conseguiam mais que um macaco operando botôes.
Claro que tudo depende de nossa aversão a riscos e, inteligentemente, ele comentou da assimetria que há entre as reações a perdas ou a ganhos pelos investidores. As reações são muito mais fortes a perdas que a ganhos.
Num certo momento ele escreveu 2 opções:
a) investir numa coisa que te dava 100% de chance de ter 8% de perda em 1 ano
b) investir numa coisa que te dava 50% de chance de ter um preju de 4,5%
Respomdi-lhe que, matematicamente, era melhor o que dava 100% de perda de 8%. Ele concordou que, matematicamente, era a resposta correta.
Uma vez, meu médico que cuida de mim há mais de 35 anos, me disse que o melhor era dividir seu capital pela sua expectativa de vida e pronto.
Concersamos muito tambem sobre optar por carteiras ativas ou passivas. Numa análise que ele havia feito, as cateiras passivas eram melhores, porque não há administrador que se saia bem por muito tempo.
Meu fundo de previdencia privada ( o mais conservador que a empresa oferece) já tem uns 10% em açoes.
Mas o mais curioso é que renda fixa tá com mais volatilidade que ações, por incrível que pareça, principalmente os de longo prazo, como as NTN-B 2025.
Há muito tempo que não opero mais e, naqueles tempos, acho que perdi mais do que ganhei, não muito. Fazia parte uma espécie de diversão, operar em NY futuros de óleo e outras coisas arriscadíssimas, mas sempre coberto.
Aquela "diversão" não me fez só perder algum dinheiro, mas, principalmente, TEMPO.
Estudei muito, Black & Scholes, com aqueles livros maciços, que não me adiantaram nada.
Aonde mais aprendi foi neste forum, de trabalhar, estudar e poupar. Hoje já poderia me aposentar, meio que apertadamente, mas daria.
É que me pagam muito bem aonde trabalho, e tenho medo de uma vida ociosa, porque minha cuca não é das melhores.
Estou precisando trocar de carro, por exemplo, e 2 meses a mais de trampo é a diferença entre um Corola e uma Forrester, um sonho de consumo meu, provavelmente o último carro que terei.
Nesta altura, acho que meu melhor investimento seria em minha saude, exercícios, essa coisas.
Teria muito mais coisas a comentar, mas por enquanto é só.
abs a tds