Olá pessoal.
Gostaria de saber se alguém aqui usa algum método de valuation para os FIIs.
Provavelmente o valuation não é a ferramenta que traz os melhores retornos no LP. Talvez o melhor mesmo é seguir o TSDB e seguir a vida.
Porém, o que me parece bastante curioso é que o mercado precifica os FIIs como perpetuities simples, atrelando o preço do ativo com um recebível fixo e periódico eterno. Daí que vem a cara nos FIIs trazerem uma rentabilidade próxima da selic/cdi.
A fórmula de perpetuity, que já deve ser conhecida por muitos, é:
Valor Presente = Próximo Recebível/(taxa livre de risco)
Se jogarmos a maioria dos FIIs nessa fórmula sempre encontramos algo bem próximo da selic/cdi. Sem contar a isenção do IR.
Enfim, para mim a fórmula mais próxima do valor de um FII seria a de uma growing perpetuity, que nada mais é do que o valor presente de um fluxo que cresce a uma taxa constante. Essa taxa constante seria, no caso dos FIIs, o IPCA ou IGPM.
A fórmula da growing perpetuity segue:
Valor Presente = Próximo Recebível / (taxa livre de risco - taxa de crescimento dos recebíveis)
Um método de valuation mais correto deveria, talvez, envolver outras questões como a volatilidade dos FIIs, a origem dos riscos ser completamente diferente, etc. O curioso é que o mercado, me parece, precifica os papéis dos FIIs de uma forma muito simplória e notável.
O que vocês acham?
Abraço