Pra postar minha dúvida, vou partir de algumas premissas, que assumo ser a opinião da maioria experiente que frequenta o site.
- Taxa de administração de 2,5%a.a. é alta demais.
- 300 reais por mês dá pra investir muito bem em ações.
- Os custos operacionais no longo prazo tendem a zero(ou quase zero).
Diante disso pergunto:
Hoje consigo investir, pelo menos, R$300 por mês. Calculando o custo em porcentagem disso, dá 2,60%a.m.. Não é alto demais ?
Baseado na última premissa, eu não deveria diversificar apenas dentro da RF, até que eu conseguisse aumentar minha renda ?
Para comparar:
300 reais por mês: 2,58% de custos
500 reais por mês: 1,66% de custos
1000 reais por mês: 0,97% de custos
3000 reais por mês: 0,46% de custos
5000 reais por mês: 0,37% de custos
Aí pode ter gente que vai falar: pow cara, isso dá menos de 10 reais por mês...toma uma cerveja a menos que tá beleza.
E vou concordar...mas pq condenar então os 2,5% de taxa de administração ? Digo condenar a taxa, pq concordo com a história de pagar pra cuidarem do seu dinheiro pior do que você mesmo.
Resumo: to estudando B&H, já montei uma carteira teórica de boas empresas, já tenho conta em corretora, só não comprei ação ainda. Me planejei desde o início de 2014 pra começar a comprar agora em janeiro de 2015. Mas diante dessa dúvida, ainda to com pé atrás. Baseado no meu caso, alguém consegue me aconselhar a seguir com meu plano e começar em janeiro?