Prezados, boa noite.
Estou acostumado a investir em ações, porém, depois de um longo tempo, comecei a me interessar por FIIs e venho estudando o assunto.
Já li todo o livro do Andre.PC e gostei bastante.
Me esforço para separar as coisas e compreender as característica de cada um, mas algumas comparações são inevitáveis.
Por exemplo, alguém saberia me explicar qual é a diferença de se investir em uma empresa de imóveis (exemplo: BRPR3) ou de se investir em um fundo diversificado (exemplo: BRCR11) ?
Os 2 investimentos são diversificados e exploram principalmente escritórios comerciais.
Os 2 trabalham alavancado.
Sei que o BRPR11 irá distribuir aluguel todo mês enquanto que a BRPR3 irá reter a maior parte dos lucros com o objetivo de investir em si mesma. Mas lá na frente, mesmo essas empresas com payout menor no começo, por serem de crescimento, já vi vários estudos aqui que no futuro acabam superando as com payout maior no início.
Sei também que, por outro lado, apesar de receber aluguel todo mês, eu posso ir continuamente reinvestindo e, consequentemente, aumentando a minha quantidade de cotas.
Então, fiquei com a impressão que acaba saindo elas por elas.
Tenho me empenhando no estudos dos FII, entretanto, ainda não consegui identificar essas diferenças.
Diferença na atuação, diferença nos riscos, etc
Na minha cabeça fico com a impressão que as 2 significam a mesma coisa (ação de empresa de imóveis e FII com gestão ativa).
Um outro exemplo que eu poderia citar é o FII HGBS11 e a Aliansce (ALSC3). Pra mim parecem a mesma coisa.
abraços