Olá, pessoal.
Recentemente li essa matéria que volta e meia habita o noticiário financeiro. Geralmente um jornalista inspirado, precisando trazer o leite das crianças no final do mês, se solta a escrever bobagens para atrair a atenção do pequeno investidor.
Basicamente a matéria falava de 5 papéis de empresas sólidas que o investidor deveria comprar e esquecer na carteira para garantir a aposentadoria.
Pois bem, tem duas palavras aí que me incomodam demais: "esquecer" e "garantir".
Por que incomodam?
Esquecer: buy & hold (conforme sugere o método de investimento do jornalista), nunca foi e nunca será "esquecer". Buy & holder que esquece a empresa que investe pode ter uma ingrata surpresa no longo prazo. O termo ideal a ser utilizado nesse caso seria "acompanhar esporadicamente".
Garantir: essa palavra dá calafrios. NADA em investimentos é garantido. Absolutamente nada. Não existe métodos garantidos e minha sugestão é que você se afaste de todos eles.
Outro ponto na notícia que me incomodou muito foi que o jornalista listou os 5 papéis que ele recomenda para comprar para "esquecer" e "garantir" a aposentadoria (na verdade quem sugeriu foi o analista de uma corretora). O sujeito simplesmente listou 5 empresas (4 boas e 1 de qualidade bem duvidosa).
Isso é simplesmente um desserviço ao pequeno investidor que pode ler a matéria e cegamente jogar todas as suas fichas nessas 5 empresas. Não há como saber se elas continuarão boas no longo prazo, e a única forma de garantir que seu patrimônio estará sempre investido em valor é acompanhando os balanços das empresas e diversificando (5 empresas somente é tiro no pé, mas aí depende do apetite de risco de cada um).
É isso ai, pessoal. Olho vivo com AS NOTICIA.
Abraços,