Olá pessoal,
Pesquisei sobre o tesouro direto, mas o assunto é complicado e tenho umas dúvidas específicas que não consegui resolver. Agradeço ajuda.
As dúvidas são references ao plano Letras Do Tesouro Nacional pré-fixado:
1) De acordo com o que entendi, se você faz a aplicação e não mexe nela até o vencimento, o governo te garante o retorno prometido no momento da compra. Mas digamos que você deposita 85.000, e retira 1 mil depois de alguns meses. É possível realmente perder dinheiro, e não simplesmente "perder de ganhar?". Ou seja, É possível que por ter vendido parte da aplicação (1 mil), na hora de retirar ou dinheiro eu só tenha digamos 60.000 ou 70.000 pra retirar, ou sempre será garantido que retirarei no mínimo os 85.000 que depositei? É possível ficar com menos dinheiro do que foi aplicado inicialmente?
2) Continuando com o exemplo, 85.000 são depositados. Depois de um tempo, o investimento está em 90.000. Vendo 2.000 desse valor em uma quarta feira. Como meu depósito inicial foi de 85.000, e no momento estou com 87.000, ainda estou assegurado?
3) Mesmo perdendo o seguro do governo, ainda é possível vender partes (ou o total) do investimento em momentos oportunos, quando se está valendo alto, e assim ter um rendimento superior à popupança, correto?
Obrigado e espero que alguém tenha o conhecimento para me ajudar.