Ásia
As bolsas na Ásia fecharam a primeira sessão da semana de natal com ganhos no mercado de ações, influenciadas por novo dia de alta na cotação do petróleo, além do desempenho positivo das bolsas em Wall Street na sexta-feira (19). Os investidores agora aguardam pelo PIB dos EUA, na terça-feira (23) e os importantes índices no Japão, agendados para quinta-feira (25).
Europa
No continente europeu o mercado também segue positivo, puxado pelo repique do preço do petróleo e rumores sobre mudanças na política monetária da Rússia, na tentativa de se recuperar da crise financeira que atinge o país. Ao ganhos em Wall Street na sexta-feira (19) e o otimismo de acionistas a espera do PIB dos EUA e Reino Unido também ajuda nos ganhos do dia.
EUA
Nos Estados Unidos, as bolsas encerram a sessão de sexta-feira (19) em alta, ainda refletindo o discurso otimista da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, além do resultado melhor que o esperado para o mercado de trabalho do país. Para hoje (22), a expectativa gira em torno de dados sobre o setor habitacional do país, que segue em destaque durante toda a semana, além do PIB dos EUA , do Reino Unido e da França, agendados para terça-feira (23).
Brasil
Por aqui, o mercado também subiu na última sessão, puxado pelo cenário positivo no exterior, e dados ligeiramente melhores que o esperado sobre a inflação do país. Hoje, segue em destaque o relatório Focus, do Banco Central, e o INCC-M de dezembro.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (22), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 4 mil contratos, com opções de vencimento entre setembro e dezembro de 2015. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40 e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em janeiro de 2015. Serão oferecidos até 10 mil contratos com opções para novembro de 2015 e fevereiro de 2016.
O dólar comercial operou volátil na última semana, e oscilou entre dias de fortes ganhos e perdas, mas fechou perto da estabilidade. A moeda chegou a acumular alta de 3,2% nas duas primeiras sessão da semana, atingindo a maior cotação desde 2008, a R$ 2,741. Porém, durante os dois outros dias o dólar recuou, fechando o período a R$ 2,66.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo