Olá,
Estou estudando o investimento em LCIs e LCAs e já consegui matar a maioria das minhas dúvidas
Uma que ainda sobrevive é a relacionada as garantias do investimento. Um dos pontos fortes mencionados é a garantia dado pelo FGC, que reduz o risco. Entendi que o fundo garantidor cobre eventuais perdas no caso de dificuldades financeiras que impossibilitem a instituição financeira de honrar os seus compromissos.
Entretanto, quando usamos uma corretora é ela quem faz a interface entre o investidor e a instituição financeira de médio e e pequeno forte. Aí é que está a minha dúvida: quem garante (se é que alguém garante) a minha relação com a corretora? Acho que a possibilidade de "Golpe" e de outras atitudes de má fé pode ser reduzida bastante com a escolha de instituições com tradição no mercado. Mas e os riscos referentes a possíveis dificuldades financeiras da corretora? Eu sei que quando compro uma LCA, uma LCI ou um título do tesouro esse título está no meu nome e CPF e isso me blinda quanto a possíveis dificuldades financeiras da corretora. O CETIP Certifica me garante que quando eu comprar uma LCI, por exemplo, estarei com um negócio fechado entre eu e a instituição. Mas e no período em que o dinheiro está na conta da corretora (início da aplicação, resgate, dentre outros). Sei que que é uma situação pouco provável, afinal a quebra da instituição teria de ocorrer nesses dias específicos, mais ainda assim é algo a se considerar. Em especial quando os valores são altos...
Tentando deixar mais claro, vou ilustrar como eu entendo um passo a passo de uma compra de uma LCI em um banco pequeno/médio, via corretora:
1 - Dinheiro em um grande banco, na minha conta pessoal. Digamos que em poupança do Banco do Brasil. Garantia do FGC e certeza de estar em um banco de grande porte. Risco MUITO BAIXO.
2 - Transferência dos valores para a conta da corretora. Qual garantia?
3 - Compra de uma LCI em um banco de pequeno ou médio porte. RISCO BAIXO, banco pode não ser tão sólido mas o risco é mitigado pela garantia do FGC.
4 - Findado o prazo em que durou o item "3", resgate para a conta na minha corretora. Que garantia enquanto o dinheiro está na corretora?
5 - Retorno do valor para o meu banco. Garantia do FGC e certeza de estar em um banco de grande porte. Risco MUITO BAIXO.
Ou seja, ainda não tenho ideia de que tipo de segurança eu tenho nos passos 2 e 4. Entendo que a janela de risco é extremamente pequena, mas ela existe. Pode até ser uma duvida boba, para quem já entende mais, mas ainda não achei uma resposta satisfatória.
Resumindo: Existe alguma garantia para quando o dinheiro está na corretora?